Galáxia de Andrômeda
Antes de você nascer, ser gerado por um óvulo e um espermatozoide, ou ser criado com um pouco de barro, ela já estava lá.
É a galáxia mais próxima de nós, sendo visível até a olho nu, se você estiver em um lugar de céu claro. O "próxima" pode ser relativo, já que ela está a quase 3 bilhões de anos-luz de distância da Terra.
Um ano-luz equivale à 10 trilhões de quilômetros, sendo uma medida que provavelmente, nunca vai parecer real para a maioria das pessoas, mas ela existe.
Essa mesma galáxia, possui cerca de duas vezes mais estrelas que nossa galáxia, a Via Láctea. Andrômeda tem 500 milhões de estrelas.
Pelos estudos atuais, e não somente por suposições, planetas em torno de outras estrelas são uma regra, e não uma exceção. E tendo como base o nosso sistema solar, com 8 Planetas, podemos imaginar que existem muitos outros em nossa galáxia, com uma quantidade similar de planetas. Já foram encontrados sistemas solares próximos de nós, com até 6 planetas, sendo um deles, o candidato mais provável a possuir água em estado líquido, e possivelmente, vida.
Mas depois de tudo isso, só precisamos lembrar que falamos até agora da Via Láctea, nossa galáxia. Como citado acima, Andrômeda possui duas vezes mais estrelas que nossa galáxia, o que dobra a probabilidade de sistemas solares, de planetas com água, de planetas com vida.
Só nos resta multiplicar esse número pelas quase 120 bilhões de galáxias do Universo. Um número tão surreal, quanto achar que estamos sozinhos aqui.
Provavelmente nunca iremos encontrar outra civilização, nunca iremos nos comunicar em tempo real com outros seres que vivem no Universo. As distâncias são enormes, quase impossíveis de serem quebradas. Se recebermos uma mensagem deles, levaríamos centenas ou milhares de anos para responder, e isso não é pessimismo. Estamos fadados a ter sempre a dúvida, e imaginarmos como seria esse tão esperado contato, que pelo menos do jeito que esperamos, não vai acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário